FacebookPixel
Notícias
O que precisa de saber sobre o mercado imobiliário
Notícias
voltar \ 5 parques naturais que tens de visitar em Portugal

5 parques naturais que tens de visitar em Portugal

11 out 2020
5 parques naturais que tens de visitar em Portugal
O outono e a natureza parecem ir de mãos dadas e, portanto, esta é a estação ideal para descobrir alguns dos mais bonitos parques naturais de Portugal.
Estas verdadeiras maravilhas naturais são o local perfeito para respirar ar puro, longe da confusão da cidade, principalmente agora que todos agradecemos a distância e o tempo a sós.

Queremos dar-te a conhecer 5 parques naturais, de norte a sul, que podem ser perfeitos para umas miniférias ou para desfrutar de um dia diferente. Sai à aventura e deixa-te deslumbrar pelas cores do outono!
 

1. Parque Natural do Alvão


O Parque Natural do Alvão é o lugar ideal para os amante dos desportos radicais e de cursos de água um pouco mais perigosos.

Este parque, situado entre o Minho e Trás-os-Montes, em Mondim de Basto e Vila Real, é famoso pelas Fisgas de Ermelo, uma das maiores quedas de água da Europa, que disparam o rio Olo a mais de 200 metros de altura.
 

Nos teus caminhos pela natureza poderás observar lobos-ibéricos, gralhas-de-bico-vermelho, morcegos-de-bigodes, águias cobreiras e uma flora incrível, com mais de 480 espécies, onde se destacam o carvalho, azevinho, erva molar e rosmaninho.
 

2. Parque Natural do Douro Internacional


Aqui sentir-te-ás pequeno, muito pequenino. O famoso Parque Natural do Douro internacional, situado muito perto da fronteira com Espanha, conta falésias e desfiladeiros impressionantes que oferecem vistas sobre o profundo vale, entre Miranda do Douro e Figueira de Castelo Rodrigo. Senta-te, respira fundo e aproveita para observar algumas das aves mais bonitas do parque, como por exemplo a cegonha-preta, a águia Real ou o Abutre do Egito.

Recomendamos que aproveites para fazer um cruzeiro pelo Parque, partindo da Estação Biológica Internacional (em Miranda do Douro), desde o qual desfrutarás de uma perspetiva única da fauna e da flora que compõe os 122 km do Parque Natural do Douro Internacional.
 

3. Parque Natural da Arrábida


No sul do país, podes descobrir um verdadeiro paraíso verde que percorre a costa desde Palmela até Setúbal e que no outono se pinta de castanhos, laranjas e amarelos.

Praias com água azul cristalina onde, até nesta altura do ano, podes praticar mergulho, vegetação densa, lugares únicos para praticar escalada na Serra da Arrábida e centenas de cavidades cársicas com jazidas fósseis e vestígios de dinossauros, são algumas das maravilhas que poderás encontrar no Parque Natural da Arrábida, com mais de 17.000 hectares.
 

Aproveita e vai "para fora cá dentro" e visita este parque descobrindo as suas paisagens únicas.
 

4. Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina


Desde Porto Covo, no Alentejo, até Burgau, no Algarve, podemos desfrutar da paisagem deslumbrante do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, um destino encantador que, apesar de ser um dos preferidos durante o verão, atrai muitos turistas durante todo ano.

Botânicos e zoólogos de todo o mundo viajam até aqui para observar algumas das espécies únicas, como por exemplo a cegonha branca, que faz o seu ninho nas falésias marinhas, algo que apenas acontece nesta região. Se queres observar nutrias, este é um dos poucos locais da Europa e do mundo onde o poderás fazer. Os amantes do surf consideram que este é um melhores destinos do país para praticar este desporto, graças às muitas praias selvagens existentes na zona.
 

Prepara-te para longas caminhadas por percursos duros e de difícil acesso e, no extremo sul do parque, não deixes de visitar o Farol do Cabo de São Vicente e a Ponta de Sagres, onde existiu a Escola Náutica, fundada pelo Infante D. Henrique no século XV.
 

5. Parque Natural da Ria Formosa


O Parque Natural da Ria Formosa, eleito como uma das 7 maravilhas de Portugal, é um destino perfeito para todos os que procuram sol, mar e um ambiente natural único.

No sotavento algarvio, esta é uma das três zonas protegidas do Algarve, formada por uma lagoa costeira que muda constantemente devido ao movimento do vento, correntes e marés. Abrange as ilhas de Faro, da Barreta, da Culatra, da Armona e de Tavira, que também merecem uma visita.
 

Deixa-te maravilhar pelos tons verdes e azuis da água da ria e do mar e pelos castanhos que caracterizam as praias quase desertas. O Parque Natural da Ria Formosa pertence à rede Natura 2000 e recebe mais de 20.000 aves aquáticas protegidas durante o período invernal e, com um pouco de sorte, podes ver alguma que chegue adiantada.
 

Aproveita para fazer um passeio numa das barcas tradicionais que eram utilizadas para a pesca do atum e senta-te num restaurante à beira-mar para provar a gastronomia local.

Fonte: Idealista, 07 outubro 2020, 7:00

 

 

 

 

 

Veja Também