FacebookPixel
Blog
O que precisa de saber sobre o mercado imobiliário
Blog
voltar \ Painéis solares para casa: em que direção devem ser instalados?

Painéis solares para casa: em que direção devem ser instalados?

20 nov 2021
Painéis solares para casa: em que direção devem ser instalados?
Devemos analisar todos os aspetos que podem influenciar o desempenho da estrutura. Fatores como orientação e ângulo de inclinação são essenciais.

Um dos aspetos mais importantes ao instalar painéis solares numa casa ou qualquer edifício é ter uma boa orientação. Isto, aliado a um correto ângulo de inclinação, é a chave para conseguir tirar o máximo rendimento da instalação, pois desta forma poderemos aproveitar ao máximo as horas de sol de que dispomos.
 

Qual a melhor orientação para instalação de painéis solares?

 

A melhor orientação para uma estrutura com essas características é para o sul, pois vamos fazer com que a luz do sol incida perpendicularmente na sua superfície. Assim, receberão o máximo de luz solar durante o dia e a sua eficiência será máxima. Um aspeto importante é garantir que não há sombras nos nossos painéis.
 

O problema surge quando não é possível posicioná-los assim. Nestes casos, deve-se procurar a orientação mais próxima ao sul para evitar perdas de energia na instalação ou, pelo menos, que estas sejam mínimas. Mas, para poder orientar os painéis para sul, ou o mais ao sul possível, devemos primeiro saber para onde está orientada a nossa casa. Isso pode ser facilmente descoberto usando a app do Google Maps. Depois de localizar a casa, deves usar a bússola que aparece no canto do ecrã para encontrar o sul.
 

Se o telhado da casa não tiver essa orientação, podes tentar a instalação em outros locais, como, por exemplo, no solo: desta forma poderás direcionar a orientação de que precisas. Pode acontecer que, por diferentes motivos, a única possibilidade seja colocá-los no telhado. Se for este o caso, não te preocupes, pois existem alternativas para que os painéis continuem a produzir uma grande quantidade de eletricidade.
 

Painéis solares com orientação este-oeste

 

Caso a orientação seja para sudeste ou sudoeste, não terás problemas. Isso significa que a perda máxima de energia será de apenas 4%, então, na realidade, a produção de eletricidade será praticamente a mesma. Pode acontecer que a orientação da sua casa seja para este ou oeste. No caso de painéis solares voltados para este-oeste, as perdas serão de até 20%. Por isso, não se deve descartar a instalação de painéis solares, pois, mesmo com essa perda, uma instalação fotovoltaica ainda é altamente lucrativa, pois permite economizar muito dinheiro ano após ano.
 

Se a casa está orientada para oeste, sabe que os módulos orientados nesta direção geram mais de 50% da sua capacidade no período da tarde. Esta é uma vantagem para as pessoas que estão em casa durante esse intervalo de tempo.
 

Quando uma casa está voltada para o norte, é importante avaliar a rentabilidade da instalação, pois dificilmente receberá luz solar. Para que este tipo de estrutura seja rentável, tendo a orientação norte, é necessário colocar alguns apoios orientados no sentido oposto ao da cobertura.
 

O que deve ser levado em consideração na instalação de um painel solar?

 

Existem vários fatores que influenciarão essas estruturas e o seu desempenho. Além da orientação da casa, devemos levar em consideração se existem elementos próximos que podem projetar sombras nos painéis, como árvores, antenas, etc. Isso teria um efeito negativo no seu funcionamento. Os painéis fotovoltaicos são constituídos por células solares que atuam juntas, agrupadas em células. Quando uma (ou várias) dessas células são cobertas por alguma sombra, elas não apenas param de produzir energia, mas consomem-na. Esta circunstância pode causar a sua deterioração, e fazer com que o painel fique sem energia.
 

A incidência de sombras nos painéis causará uma descompensação de energia. Essa situação pode agravar-se, uma vez que pode causar danos a outros elementos.
 

Que inclinação é recomendada na instalação de painéis solares?

 

A inclinação perfeita para uma instalação fotovoltaica é dada pelo país em que estamos localizados. Quanto mais perto estamos do equador, menor é o ângulo de inclinação. Por outro lado, é muito útil saber em que época do ano a nossa casa vai consumir mais energia, pois, desta forma, podemos determinar a inclinação ideal. Para isso é necessário que consultes as contas de luz, pois os horários de maior consumo nem sempre são aqueles com menos horas de luz.
 

Os painéis solares são, sem dúvida, um grande sucesso, pois graças à sua instalação poderemos auto-abastecer parte da energia que a nossa casa necessita. Ainda assim, devemos ser minuciosos e analisar todos os aspetos que podem influenciar o desempenho da estrutura. Fatores como orientação e ângulo de inclinação são essenciais. A consideração destes aspetos far-nos-á conseguir o aproveitamento máximo dos painéis e o máximo de energia.
 

Para efetuar a instalação de painéis solares será necessário garantir que não existem elementos próximos aos painéis e, claro, evitar a orientação para norte. Se todos esses aspetos forem tidos em consideração, certamente alcançarás uma estrutura altamente eficiente que, embora requeira um investimento inicial, terá retorno financeiro em poucos meses. A partir daí tudo será economia, em termos de energia elétrica. As energias renováveis são o futuro, quer pela poupança que proporcionam ao consumidor, quer pela garantia de utilização de um tipo de energia que não agride o ambiente.


Fonte: Idealista, 15 novembro 2021, 8:03

Veja Também