FacebookPixel
Notícias
O que precisa de saber sobre o mercado imobiliário
Notícias
voltar \ Transferências bancárias imediatas para zona euro possíveis desde dia 14 de Outubro

Transferências bancárias imediatas para zona euro possíveis desde dia 14 de Outubro

16 out 2020
Transferências bancárias imediatas para zona euro possíveis desde dia 14 de Outubro
As transferências bancárias imediatas estão disponíveis para a zona euro desde dia 14 de Outubro devido à ligação do sistema nacional ao europeu, divulgou o Banco de Portugal (BdP).

"A partir de hoje [...] será possível efectuar transferências imediatas pan-europeias com a mesma facilidade com que se efectuam as transferências imediatas nacionais", pode ler-se num comunicado divulgado na terça pelo banco central.
 

Segundo o BdP, a possibilidade anunciada dia 14 de Outubro deve-se à "ligação da solução nacional ao TIPS - TARGET Instant Payment Settlement, o sistema disponibilizado pelo Eurosistema para a realização de transferências imediatas a nível pan-europeu".
 

"Neste momento de arranque, é possível realizar transferências imediatas de e para 14 prestadores de serviços de pagamento nacionais, que se encontram ligados a cerca de 4000 bancos europeus, em Espanha, Alemanha, França, Itália, Áustria, Letónia e Países Baixos", de acordo com o Banco de Portugal.
 

A instituição ressalva ainda que "a adesão ao TIPS é facultativa por parte dos prestadores de serviços de pagamentos, pelo que, numa primeira fase, nem todas as instituições activas no mercado de serviços de pagamento de retalho nacional e europeu irão disponibilizar esta solução aos seus clientes".
 

"Espera-se, no entanto, um gradual aumento de cobertura ao longo dos próximos meses, tanto ao nível das instituições participantes, como dos segmentos e canais em que o serviço é disponibilizado", de acordo com o BdP.
 

A instituição liderada por Mário Centeno lembra que "desde 18 de Setembro de 2018 que é possível realizar transferências imediatas em Portugal", através do Sistema de Compensação Interbancária (SICOI), gerido e regulado pelo supervisor bancário.


Fonte: Lusa, Diário Imobiliário, 14 de outubro de 2020

Veja Também